CASACOR realiza compensação de carbono com plantio de 327 árvores
O time da CASACOR colocou a mão na terra e fez a compensação das 326 toneladas de carbono das mostras e anuários de 2021 e 2022
Por Marina Pires
Atualizado em 25 de set. de 2023, 16:10 - Publicado em 1 de mar. de 2023, 10:00
08 min de leitura
(Adriana Barbosa/)
Em parceria com a Carbon Free Brasil — uma empresa que apresenta o propósito de melhorar o ambiente onde vivemos, trazer consciência às pessoas e inspirar mudanças sustentáveis —, a CASACOR São Paulo colocou a mão na terra e fez a compensação das 326 toneladas de carbono — das mostras e anuários de 2021 e 2022 — através do plantio de árvores nativas nas áreas da Mata Atlântica.
(Adriana Barbosa / CASACOR)
O plantio das árvores se deu com o acompanhamento da equipe técnica do Carbon Free Brasil, com biólogos(as) e engenheiros(as) ambientais que garantem o crescimento das plantas, e, por consequência, a fixação do carbono.“Tem uma importância muito grande estarmos aqui hoje. São ações de sustentabilidade que iniciamos em 2015, criando toda uma sistemática com o meio ambiente e, principalmente, com os impactos que uma ação como a nossa promove”, explica Darlan Firmato, gestor de sustentabilidade da CASACOR.
(Adriana Barbosa / CASACOR)
“Era um sonho que nós tínhamos de fazer nossa compensação de carbono não só com os créditos, mas fazer uma ação de regeneração de solo, regeneração de ecossistema, regeneração de uma floresta tão importante como a Mata Atlântica. Então, para nós, é só satisfação”, completa.
(Adriana Barbosa / CASACOR)
A ação de "neutralizar carbono" significa capturar da atmosfera os gases do efeito estufa que são emitidos nas execuções de atividades e incorporá-los em projetos florestais.Assim, essa iniciativa da CASACOR, em parceria com a Carbon Free, totaliza e representa:
326 toneladas de carbono neutralizadas;
6.520 m² de mata nativa restaurados;
327 Árvores plantadas (p/ neutralização das emissões de 2021 e 2022) com tutoria de quatro anos pela Carbon Free.
(Adriana Barbosa / CASACOR)
“Neutralizar o carbono do evento da CASACOR São Paulo como um todo ajuda de diversas maneiras: você demonstra que a marca se preocupa com o meio ambiente e com os visitantes não sóno momento em que eles estão na mostra. Se preocupa com o ambiente que está todo mundo vivendo”, explica Luiz Henrique Terhorst, CEO da Carbon Free Brasil.
(Adriana Barbosa / CASACOR)
Em 2021, a CASACOR São Paulo adotou uma série de medidas e soluções alinhadas com o Programa de Sustentabilidade CASACOR para manter seu Índice de Valorização de Resíduos superior a 99%.
(Adriana Barbosa / CASACOR)
As ações adotadas pela mostra foram: obras secas; economia e reutilização de recursos hídricos; coleta seletiva; programa de reciclagem e destino adequado para resíduos, promovendo a economia circular; além de realizar doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs.
(Adriana Barbosa / CASACOR)
Com o atual selo Carbon Free que a marca carrega – fundamentado em metodologias internacionais de medição de carbono (ISO 14064, GHG protocol e IPCC) –, a CASACOR São Paulo só tem a contribuir a melhoria da qualidade de vida da sociedade e incentivar outras marcas a fazerem o mesmo!
(Adriana Barbosa / CASACOR)
“Esperamos que a CASACOR seja uma inspiração de sustentabilidade para os nossos parceiros, colaboradores, fornecedores e todos aqueles que admiram tanto nossa marca!”, exclama Darlan Firmato.